Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Psicologia Organizações e Trabalho
versão On-line ISSN 1984-6657
Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.14 no.4 Florianópolis dez. 2014
EDITORIAL
Pedro F. BendassolliI; Ana Carolina de Aguiar RodriguesII; Janice Janissek de SouzaIII; Luciana MourãoIV; Mary Sandra CarlottoV
IEditor-Chefe - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
IIEditora Associada - Universidade de São Paulo (FEA-USP)
IIIEditora Associada - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
IVEditora Associada - Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
VEditora Associada - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
Prezados leitores
O ano de 2014 foi marcado por muitas mudanças na rPOT, e, neste número de encerramento, gostaríamos de compartilhá-las com vocês, além de sinalizar para outras importantes previstas para 2015.
Em primeiro lugar, a revista passou por um processo de replanejamento estratégico. Nele, foram revistos os rumos da revista, em particular a meta de ampliar suas indexações em bases de dados internacionais. Para alcançar essa meta, muitos passos foram trilhados e ainda o serão em 2015.
Entre tais passos, destacamos a completa reformulação das normas da revista. O leitor atento terá notado que nosso site já foi alterado, e seu conteúdo exibe os novos procedimentos a serem seguidos pelos autores, pareceristas e editores. Os processos tornaram-se ainda mais abertos e transparentes, e se alinham às melhores práticas em editoração científica existentes.
Outro passo, de natureza interna, consistiu em fixar prazos mais rápidos em termos de primeira resposta ao autor (ao redor de 30 dias), de relacionamento com pareceristas e de tramitação como um todo (rodadas de avaliação, decisão). Com isso, entendemos estar cumprindo com uma missão essencial das revistas científicas: escoar, com a maior brevidade possível, o trabalho dos pesquisadores de nossa área. Rapidez, qualidade das publicações e visibilidade são três aspectos essenciais na escolha por um periódico, e a rPOT quer se firmar como sustentada nesses princípios.
Internamente, as políticas editoriais foram revistas, visando à otimização de processos. E tudo isso tem sido feito às custas do trabalho diligente, comprometido e eficiente dos Editores e Assistente Editorial. Sabemos bem das dificuldades vivenciadas pelas revistas brasileiras, e de que grande parte do trabalho é feito por pessoas comprometidas com a causa de uma publicação de qualidade, gratuita e aberta. Também criamos uma nova responsabilidade no Corpo Editorial, denominada de Comissão Editorial, a ser composta pelos ex-Editores-chefes da revista (começando pela última gestão), visando à continuidade e a manutenção da cultura e das políticas construídas na rPOT ao longo do tempo.
Para 2015, além das solicitações de indexações, também passaremos a exibir o número DOI dos artigos por nós publicados. Trata-se de um importante mecanismo de identificação e registro, e que contribuirá para maior disseminação dos artigos e sua divulgação.
Gostaríamos de registrar nossos agradecimentos à ex-editora-chefe, profa. Katia Puente-Palácios, que ficou à frente da revista por vários anos, e lançou, juntamente com a Editora Associada Luciana Mourão (que ainda assina este editorial conjunto), as bases para o futuro da rPOT. Elas deixam a equipe, e assumem em seu lugar, como editor-chefe, Pedro F. Bendasssolli, e, como novas Editoras Associadas, as professoras Ana Carolina de Aguiar Rodrigues e Mary Sandra Carlotto. Janice Janissek de Souza segue como Editora Associada, bem como nossa zelosa assistente editorial, Wlyanna Gomes.
Este último número traz um valioso conjunto de artigos sobre juventude e trabalho. Trata-se de número temático cuidadosamente preparado pelos Editores e pelos Editores Convidados, Mauro Magalhães e Sonia Gondim. O tema é muito atual, os textos abordam aspectos fundamentais daquela relação (juventude e trabalho), e certamente vão se tornar referência para os pesquisadores interessados nessa problemática.
Também se inaugura uma nova seção da rPOT, denominada de Ponto e Contra-ponto. Consiste de um debate no qual, em torno de um tema polêmico, autores discutem pontos de vista sobre importantes temáticas de POT. Nesta edição, o tema em questão é sobre o papel das Empresas Júniores. Nele, são apresentados argumentos embasados, tanto no sentido de defender a prática das EJs como de questionar sua finalidade. A mediação, que nesta versão coube à professora Lívia Borges, busca articular os pontos apresentados, e propor encaminhamentos. Temos certeza de que esse e os próximos debates a serem promovidos pela rPOT irão animar a discussão de tópicos vitais para a POT brasileira.
Por fim, aproveitamos para agradecer todos os autores e, especialmente, todos os pareceristas que contribuíram para a rPOT no ano de 2014. Seus nomes seguem ao final deste Editorial. Na comunidade acadêmica brasileira, todos nós, como autores, desejamos publicar nossos trabalhos o mais rapidamente possível. Porém, efetivamente, quem sustenta esse processo, tornando-o possível (mesmo que a duras penas, como sabemos), são os pareceristas (que também são autores, e, portanto, sabem do dilema do processo de publicação em jogo!). Por isso, nosso sincero reconhecimento a eles.
Também agradecemos à mantenedora da rPOT, a Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho, cujo presidente, Adriano de Lemos Alves Peixoto, e toda a Diretoria, não medem esforços para tornar a rPOT uma referência na área, para seus associados e para toda a sociedade brasileira.
Desejamos uma ótima leitura, e que as mudanças que estamos promovendo consolidem a rPOT como um destino de preferência de nossos autores e leitores.
LISTA DE AVALIADORES DA RPOT 2014
Adriana Soares
Adriane Vieira
Adriano Peixoto
Alexandre Carrieri
Amalia Pérez-Nebra
Ana Limongi
Ana Paula Moreno Pinho
Angelo Costa
Carla Antloga
Claudia Roberta de Castro Moreno
Cleverson Almeida
Daniela Moscon
Daniele Carolina Lopes
Diógenes Bido
Dulce Flauzino
Eduardo Pinto e Silva
Elza Fátima Rosa Veloso
Fabián Rueda
Fabiana Queiroga
Fernanda Duarte
Fernando Vieira
Francisco Coelho Junior
Jaime Alfaro Inzunza
Janine Monteiro
João Fonseca
José Dutra de Oliveira Neto
José Henrique de Faria
Josemberg de Andrade
Josep M Blanch
Juliana Porto
Leila Regina D’Oliveira de Paula Nunes
Leonel Tractenberg
Liliam Deisy Ghizoni
Liliana Guimarães
Lucineia Alves
Lucy Melo-Silva
Magali Guimarães
Magno Macambira
Marcelo Afonso Ribeiro
Maria Cristina Ferreira
Maria do Carmo Martins
Maria do Carmo Martins
Maria do Céu Taveira
Maria Freitas
Maria Laetitia Corrêa
Maria Sara de Lima Dias
Marília da Mata Machado
Marúcia Bardagi
Milton Mattos de Souza
Oswaldo Yamamoto
Pedro Álvarez Pérez
Pedro Neves
Rosângela Maria de Almeida Camarano Leal
Sandra Coltre
Sandra Souza da Silva
Sérgio Henrique Barroca Costa
Silvânia Barbosa
Sinesio Gomide Junior
Solange Yaegashi
Sonia Gondim
Tatiana Ramminger
Valdiney Gouveia
Vanessa Leme
Zélia Kilimnik