SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Hierarquia em evidência: um retrato da dominação hegemônica de masculinidade na propaganda de cervejaGrupo terapêutico no CAPS: cuidado a homens com o sofrimento mental e histórico de violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SILVA, Ellen Aguiar da; BENGIO, Fernanda Cristine dos Santos; REIS, Klézio Kleber Teixeira dos  e  PIANI, Pedro Paulo Freire. A noção de paternidade no documento "situação da infância brasileira. Desenvolvimento infantil: os primeiros seis anos de vida", da UNICEF. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.2, pp.49-60. ISSN 2175-2591.

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a paternidade no documento de domínio público, enquanto prática discursiva, intitulado "Situação da Infância Brasileira. Desenvolvimento Infantil. Os primeiros seis anos de vida.". Tal análise procederá inicialmente a partir da noção de governamentalidade em Michael Foucault e do uso dos repertórios linguísticos ancorado em Mary Jane Spink, levando-se também em consideração a subjetividade e a linguagem como um viés para compreensão dessa identidade paterna, tendo em vista que o documento expõe prescrições no âmbito do cuidado e participação do pai no desenvolvimento da criança e da família e contribui para o debate sobre as rupturas, mudanças, interrogações em torno da paternidade na contemporaneidade.

Palavras-chave : paternidade; pai; homem; documento; UNICEF.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )