SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Labirinto do não: considerações sobre a síndrome de CotardO saber no lugar da verdade e a verdade com o saber a mais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

LINS, Tatiana  e  RUDGE, Ana Maria. Ingresso do conceito de passagem ao ato na teoria psicanalítica. Trivium [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 12-23. ISSN 2176-4891.

Este artigo apresenta as consequências da introdução da noção de "passagem ao ato" no campo da psicanálise, feita por Lacan, e o rigor que disso resulta para a noção de "acting out". O conceito freudiano "Agieren", em inglês "acting out", surgiu na teoria de Freud ligado ao de transferência, esta entendida como a mola e ao mesmo tempo como entrave de uma análise. O acting out é um ato no qual o sujeito em análise age ao invés de recordar e colocar em palavras uma cena infantil. A grande contribuição de Lacan para o campo do ato na psicanálise foi demarcar uma nuance no campo do acting out e desdobrar tal conceito, situando a passagem ao ato e o acting out como situações clínica diversas. Isso permite abordar a metapsicologia dos atos impulsivos de forma diversa à do acting out.

Palavras-chave : clínica; passagem ao ato; acting out.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )