Em nosso cotidiano como pesquisadores(as), temos como tarefa premente tornar públicos os resultados de nossas reflexões, intervenções e investigações. Historicamente, isso vem sendo feito, entre outras formas, pela publicação de artigos em periódicos científicos, como é o caso da Revista Psicologia e Saúde. Assim, acreditamos que todos(as) aqueles(as) envolvidos(as) com o métier da submissão e publicação de artigos sintam mudanças na celeridade dos trâmites relacionados a tal atividade. Por exemplo, reiteramos nosso comentário realizado quando do v. 14, n. 4, de nossa revista: notamos um número crescente de submissões, aumento da demanda de trabalho da Equipe Editorial, redução no número de revisores e revisoras disponíveis, entre outros. Infelizmente, o v. 15, número único referente ao ano de 2023, só foi finalizado agora, em março de 2024, como efeito de tais impactos.
De toda sorte, alegra-nos vê-lo sendo publicados pela qualidade e pluralidade dos 30 artigos ora veiculados. Entre eles, leremos a primeira leva de artigos vinculados ao Dossiê Psicanálise e Saúde, produto do trabalho de nossos(as) amigos(as) Alejandra Golcman (UNT, Argentina); Bruno Quintino de Oliveira (UNESA, Brasil); María Eugenia González (UCASAL, Argentina) e Maira Allucham Goulart Naves Trevisan Vasconcellos (PUC Minas - Campus Poços de Caldas, Brasil). Além dos oito artigos que constituem tal Dossiê, leremos outros 22 relacionados a um amplo espectro de articulações entre a Psicologia e o campo da Saúde. Assim, agradecemos ao árduo trabalho de nossa Equipe Editorial e, especialmente, ao quarteto de colegas responsáveis pelo instigante Dossiê.
Alegra-nos, ainda, a chegada de novos três editores associados, que, por um lado, auxiliam-nos em dirimir os efeitos outrora mencionados. Por outro, amplificam o leque de olhares teórico-metodológicos em nossa revista, tornando-a ainda mais diversa. Neste sentido, damos boas-vindas a Fernando Faleiros de Oliveira (UFF - Campus Rio das Ostras, Brasil); María Andrea Piñeda (UNSL, Argentina) e Thaize Reis (UFMS - Campus Cidade Universitária, Brasil). Contamos com sua atuação neste volume referente ao ano de 2023 e, há alguns meses, eles já somam trabalho para o andamento de nosso v. 16, número único, representativo do ano de 2024.
Parece-nos pertinente, antes de nos encaminharmos para a leitura do presente volume, agradecermos aos demais membros de nossa Equipe Editorial. Primeiramente, à equipe responsável pela diagramação, revisão e editoração eletrônica de nosso periódico. Sem seu trabalho constante, nos bastidores, nossa revista não teria a qualidade que apresentamos. Em segundo lugar, ao nosso grupo de editores juniores, estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Sua atuação cumpre duplo papel: por um lado, formá-los para se tornarem, futuramente, editores responsáveis por outros periódicos científicos, desenvolvendo competências e habilidades quando de sua formação. Por outro, a de serem a linha de frente das atividades da Psicologia e Saúde, com análises preliminares de adequação de escopo e normas, publicação em redes sociais, acompanhamento de indexadores, entre outros.
Dessa maneira, reiteramos mais uma passagem de nosso último editorial: obrigado a todos(as) que atuam junto à ciência brasileira e, particularmente, para as pessoas que estiveram envolvidas com a publicação do presente volume da revista! Oxalá aqueles(as) que nos leem sejam positivamente impactados(as) pelos artigos que compõem o presente volume e, assim, que sua publicização ecoe tanto no ambiente acadêmico quanto profissional daqueles(as) interessados(as) nas interlocuções entre Psicologia e Saúde!
Alberto Mesaque Martins
André Elias Morelli
Arnold Groh
Eric Murillo-Rodríguez
Felipe Maciel dos Santos Souza
Fernando Faleiros de Oliveira
José Angel Vera Noriega
Luziane de Fátima Kirchner
Márcio Luís Costa
María Andrea Piñeda
Maria Eugenia Gonzalez
Renan da Cunha Soares Júnior
Thaize Reis
Editores