SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Reflexões sobre uma experiência de supervisão em psicoterapia de orientação analítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Psicol. Ensino & Form. vol.1 no.2 Brasília  2010

 

EDITORIAL

 

Aqui estamos em nosso segundo número escrevendo mais uma página no debate sobre a formação em psicologia no Brasil com os olhos e mentes voltados também para a nossa inserção em um contexto mais amplo: o da realidade e dos desafios do ensino em nosso país. Sintonizados com o cotidiano de colegas e alunos, não só da psicologia, mas também de outras áreas, os autores se voltam para temas importantes como a qualidade do ensino público, a violência que marca a sociedade contemporânea, as dificuldades presentes no exercício da docência e o momento, muitas vezes doloroso, de entrada dos jovens na vida universitária.

Deste modo, na seção dedicada a ensaios e estudos teóricos, encontramos uma discussão aprofundada, a partir da Teoria Social Cognitiva, sobre a Síndrome de Burnout e seu impacto na vida de alunos e professores. Nossa existência como professores é também tocada diretamente pela reflexão sobre a qualidade do ensino na escola pública, que constitui um desafio permanente para todos aqueles preocupados com a dimensão sócio-política da nossa atuação profissional e também com o futuro dos nossos jovens e do nosso país. Esta forma de ensino se encontra marcada pelo aumento cotidiano da violência, inclusive doméstica e contra as mulheres, que é tema de mais um artigo desta seção.

Para completar a seção, e para a nossa alegria, apresentamos a primeira contribuição de um estudante de graduação à revista. O texto consiste em uma reflexão emocionada e engajada sobre a questão vocacional, inclusive na medida em que tal questão se reflete também nos estudantes de psicologia no momento do estágio, confrontados de algum modo com as próprias escolhas e a realidade da atuação profissional.

No relato de experiências novamente o tema da inserção no mercado de trabalho é enfrentado, desta vez, no estágio em psicologia clínica pelo viés da supervisão.

A seção de relatos de pesquisa traz duas contribuições que tem como tema respectivamente os desafios de ser professor de psicologia no ensino médio; e aqueles enfrentados com o ingresso no ensino de terceiro grau e, de certa maneira, com o que gostamos de chamar de vida adulta.

Costurando de algum modo preocupações que aparecem como pano de fundo em muitos dos trabalhos publicados até agora, colocamos desta vez em debate o tema dos direitos humanos no ensino de psicologia. Tal assunto tem mobilizado nossos colegas e entidades, em especial nos últimos anos desde a retomada da democracia em nosso país, como parte não apenas do nosso trabalho como formadores de cidadãos e em defesa das nossas liberdades e direitos, mas também como elemento vital na preservação da memória brasileira para que certas coisas definitivamente não voltem a acontecer.

Para além do que virá nas próximas páginas, esperamos que elas despertem nos leitores outros escritos e novas idéias, para as quais as próximas edições da revista certamente reservam um lugar, seja em uma das seções referidas acima, seja como ressonância aos artigos e opiniões publicados até agora. Lembrem-se de que nós reservamos uma seção especialmente para este debate e que estamos aguardando a sua colaboração.

 

Eduardo Leal Cunha
Editor

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons