SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número123Lidando com a morte e o luto por meio do brincar: a criança com câncer no hospital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

LEMOS, Caioá Geraiges de et al. Carreira profissional e relações de gênero: um estudo comparativo em estudantes universitários. Bol. psicol [online]. 2005, vol.55, n.123, pp. 129-148. ISSN 0006-5943.

O objetivo deste trabalho foi comparar como estudantes universitários de ambos os sexos percebem suas carreiras profissionais. Os sujeitos da pesquisa foram 493 universitários, com idades entre 19 e 56 anos (média = 22,7), concluintes de oito cursos de graduação. Como instrumentos, foram utilizados um questionário elaborado com base na literatura estudada e um inventário para avaliação das inclinações profissionais dos sujeitos, elaborado por Schein (1996) e adaptado à população universitária brasileira por Lemos et al. (2004). Este estudo permitiu verificar que os diferentes referenciais de carreira evidenciaram diferenças específicas entre os gêneros, sendo que as mulheres apresentam maior coerência interna tanto para a escolha quanto para o desenvolvimento da carreira profissional.

Palabras clave : Carreira profissional; Gênero; Avaliação psicológica; Inclinação profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License