SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número123Carreira profissional e relações de gênero: um estudo comparativo em estudantes universitáriosResgatando o afeto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

ALMEIDA, Fabiane de Amorim. Lidando com a morte e o luto por meio do brincar: a criança com câncer no hospital. Bol. psicol [online]. 2005, vol.55, n.123, pp. 149-167. ISSN 0006-5943.

Refletindo sobre como as crianças com câncer lidam com as perdas simbólicas e concretas na hospitalização, a autora utilizou o brinquedo terapêutico com o objetivo de compreender como elas vivenciam o luto e qual o significado que atribuem à morte. A amostra constituiu-se de 33 relatórios de sessões de brinquedo terapêutico realizadas com crianças de dois a cinco anos, entre 1997 a 1999. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin, sendo identificadas quatro categorias de significados: as perdas sofridas com a hospitalização, a percepção da hospitalização como uma nova situação de vida, a capacidade de dominar a situação através do brinquedo e a presença da morte concreta na brincadeira. Constatou-se, também, a inabilidade das crianças para compreenderem a morte como irreversível e peculiar aos seres vivos.

Palabras clave : Brinquedos e jogos; Brinquedo terapêutico; Criança hospitalizada; Morte e luto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License