SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue123Rescuing affectSoftwares for psychology: regulation, national production and clinical psychology research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

GOMES, Isabel Cristina. Transmissão psíquica transgeracional e violência conjugal: um relato de caso. Bol. psicol [online]. 2005, vol.55, n.123, pp. 177-188. ISSN 0006-5943.

O objetivo desse artigo é tecer algumas reflexões sobre a patologia de alguns vínculos conjugais enfatizando a interface com o conceito de transmissão psíquica transgeracional. Esse tipo de violência doméstica pode ser entendido não apenas como fruto da agressividade e/ou sadismo de um dos pares, mas também da busca de realização de fantasias masoquistas do outro; do estabelecimento de relações de poder na família (Gomes, 2003) e de modelos de interação familiar transmitidos entre gerações. Com base numa experiência clínica de atendimento a um casal discutiremos a forte influência da transmissão psíquica no estabelecimento de uma relação conjugal permeada de violência, onde a esposa “violentada” repete o papel de suas antecessoras familiares.

Keywords : Psicoterapia breve; Casal; Violência conjugal; Transgeracionalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License