SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número123Transmissão psíquica transgeracional e violência conjugal: um relato de casoValorizações afetivas nas representações de contos de fadas: um olhar piagetiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

PRADO, Oliver Zancul. Softwares para psicologia: regulamentação, produção nacional e pesquisas em psicologia clínica. Bol. psicol [online]. 2005, vol.55, n.123, pp. 177-188. ISSN 0006-5943.

Este artigo aborda a regulamentação e produção Brasileira de softwares e sistemas para Psicologia, onde foram encontradas produções comerciais e científicas sobre informática aplicada à Psicologia. A área clínica ainda carece de conhecimentos e produtos informatizados. Foi então realizada uma revisão na literatura envolvendo pesquisas em Psicologia clínica e constatou-se que existe uma baixa freqüência de pesquisas quantitativas e voltadas aos resultados dos tratamentos. Verifica-se que a dificuldade metodológica para a realização de tais pesquisas, poderia ser superada com a utilização de sistemas clínicos. Algumas iniciativas sobre sistemas clínicos são demonstradas, bem como suas vantagens em relação ao registro de dados clínicos em papel.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Psicologia clínica; Clínicas-escolas; Informática; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License