SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número123Softwares para psicologia: regulamentação, produção nacional e pesquisas em psicologia clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de. Valorizações afetivas nas representações de contos de fadas: um olhar piagetiano. Bol. psicol [online]. 2005, vol.55, n.123, pp. 205-232. ISSN 0006-5943.

O construtivismo de Piaget e sua teoria da inteligência dispensam apresentações. Menos conhecidas são suas concepções sobre o papel das valorizações afetivas na construção do conhecimento e no desenvolvimento da criança. As escolhas de objetos e aspectos da realidade, para interagir, bem como as modalidades de julgamento moral, também sofrem a influência das valorizações afetivas. Assim, a seleção de qualidades admiráveis (materiais ou abstratas) nos outros e em si mesmo, necessariamente se relaciona ao desenvolvimento da afetividade. Este trabalho pretende discutir o papel dos sentimentos nas representações de dois contos de fadas, efetuadas por crianças de diferentes faixas etárias. Para isso, serão apresentados extratos de protocolos de pesquisa da autora referentes a dois contos de fadas dos Irmãos Grimm, com destaque para os aspectos relacionados às qualidades admiráveis e não-admiráveis dos personagens escolhidas pelas crianças como mais interessantes.

Palavras-chave : Valorizações afetivas; Piaget; Contos de fadas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License