SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número124Corpo e imagem corporal no início da adolescência feminina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

FERRARI, Marian A. L. Dias. O papel da diferença na construção da identidade. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.124, pp. 1-8. ISSN 0006-5943.

O trabalho teve por objetivo realizar uma revisão do conceito de identidade, apontando para o papel do reconhecimento da diferença neste processo. A abordagem vai desde as concepções psicanalíticas de delimitação do ego corporal, passando por contribuições da teoria crítica, bem como da Psicologia Social para refletir sobre o papel da separação entre natureza e cultura na constituição da identidade bem como a produção de identidade na cultura narcisista. Como fio condutor desta abordagem, constata-se que a capacidade em relacionar-se com a diferença e o não-eu constitui-se em ponto essencial na produção deste processo identitário, estabelecendo-se, portanto, que a falta de contato com o outro e o reconhecimento das diferenças podem acarretar falhas no processo de produção da identidade.

Palavras-chave : Identidade; Diferença; Preconceito; Teoria crítica; Psicanálise; Narcisismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License