SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número124O papel da diferença na construção da identidadeO desenho da figura humana de crianças com bruxismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

CAMPAGNA, Viviane Namur  e  SOUZA, Audrey Setton Lopes de. Corpo e imagem corporal no início da adolescência feminina. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.124, pp. 9-35. ISSN 0006-5943.

O início da adolescência feminina é uma fase de intensas transformações corporais, frente às quais torna-se necessária uma reformulação da imagem corporal. Este processo parece mais complexo na contemporaneidade, onde ocorre uma idealização do corpo feminino. Nesse contexto, esse trabalho procura investigar a imagem corporal de mulheres no início da adolescência, através do estudo de entrevistas e Desenhos da Figura Humana realizados por 20 jovens de 12 anos, de classes média e média-alta da cidade de São Paulo. Conclui que esta é uma fase do desenvolvimento percebida pelas jovens como de transição, onde é difícil elaborar uma imagem de si mesma. A insatisfação, insegurança e ansiedade em relação à aparência corporal, que é apenas sugerida nas entrevistas, torna-se bastante perceptível nos Desenhos da Figura Humana, que revelam também um estado de fragilidade egóica e a existência de formas diferentes de lidar com a sexualidade nesse momento.

Palavras-chave : Adolescência feminina; Imagem corporal; Desenho da Figura Humana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License