SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número124Corpo e imagem corporal no início da adolescência femininaA psicanálise dentro dos muros de instituições para jovens em conflito com a lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

CARIOLA, Teresa Corrêa. O desenho da figura humana de crianças com bruxismo. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.124, pp. 37-52. ISSN 0006-5943.

O Bruxismo é um hábito mórbido de ranger os dentes, que pode ocorrer durante o período diurno e noturno. Ele é considerado uma patologia de caráter multifatorial e complexa que acomete adultos e crianças. Esta pesquisa vê esta doença como uma manifestação do inconsciente e de distúrbios emocionais. Portanto o objetivo desta pesquisa foi o de analisar a personalidade de crianças com bruxismo de 7 a 12 anos e 11 meses de idade, através do Desenho da Figura Humana (DFH) e dos Indicadores Emocionais de Koppitz. Os desenhos de 22 crianças apresentaram um maior numero de Indicadores Emocionais e escores mais altos, nos indicadores 7 (figura pequena), 17 (mãos cortadas) e 24 (omissão do nariz). Estes foram os que conseguiram refletir com maior margem de segurança a dificuldade emocional latente em crianças de ambos os sexos, nesta faixa etária.

Palavras-chave : Bruxismo; Avaliação da personalidade; Desenho da Figura Humana (DFH).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License