SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número124O desenho da figura humana de crianças com bruxismoHabilidades metalingüísticas e linguagem escrita nas pesquisas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

GUIRADO, Marlene. A psicanálise dentro dos muros de instituições para jovens em conflito com a lei. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.124, pp. 53-66. ISSN 0006-5943.

O presente texto justifica a necessidade de repensar a clínica psicanalítica, quando ela se faz em instituições outras que não consultório, considerando-se o contexto desse atendimento (que inclui, mas não prioriza, as particularidades de sua clientela). Mais especificamente, apresenta a supervisão de um atendimento a um interno da FEBEM-SP, como parte das ações de um Projeto Sócio-Educativo, o Fique Vivo. Partindo do pressuposto de que o trabalho psicanalítico é possível fora dos muros em que foi historicamente construído, defende-se a necessidade de ajustes que vão além da técnica para alcançar os pontos-cegos que a teoria produz na escuta do psicanalista. Dois conceitos são diretamente tratados: o de transferência e o de contexto institucional. Apesar de esses termos constituírem discursos diferentes, de diferentes regiões do conhecimento (transferência/psicanálise e contexto/análise de instituições concretas), é demonstrada a inevitabilidade da concorrência de ambos para constituição de escuta clínica.

Palavras-chave : Contexto institucional; Transferência; Escuta analítica; Jovens em conflito com a lei; Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License