SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número124A psicanálise dentro dos muros de instituições para jovens em conflito com a leiTristeza e suicídio entre adolescentes: fatores de risco e proteção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

MALUF, Maria Regina; ZANELLA, Maura Spada  e  MOLINA PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado. Habilidades metalingüísticas e linguagem escrita nas pesquisas brasileiras. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.124, pp. 67-92. ISSN 0006-5943.

A relação entre o desenvolvimento de habilidades metalingüísticas e a aquisição da linguagem escrita é amplamente aceita na literatura da área. Neste estudo são apresentados os resultados do levantamento de pesquisas com falantes do português brasileiro acerca dessa relação, no período de 1987 a 2005. Os resultados mostraram 157 estudos, com aumento de freqüência ao longo do período. Estudos sobre consciência fonológica são amplamente dominantes e pesquisas de intervenção surgiram nos últimos anos. Dissertações e Teses foram mais numerosas do que artigos publicados, o que sugere a necessidade de maior disseminação do conhecimento produzido.

Palavras-chave : Habilidades metalingüísticas; Consciência fonológica; Alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License