SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número124Habilidades metalingüísticas e linguagem escrita nas pesquisas brasileirasAnsiedade em adolescentes portadores de Diabetes mellitus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

BENINCASA, Miria  e  REZENDE, Manuel Morgado. Tristeza e suicídio entre adolescentes: fatores de risco e proteção. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.124, pp. 93-110. ISSN 0006-5943.

O suicídio e suas tentativas são a segunda causa de internações na população de 10 a 19 anos do sexo feminino na rede SUS. Neste estudo, buscou-se identificar os fatores de risco e de proteção relacionados a este fenômeno. Para isso, selecionaram-se 32 adolescentes, distribuídos em dois grupos pertencentes à classe A e dois à Classe D, conforme especificações do IBGE. Utilizou-se o método do Grupo Focal para coleta e análise dos dados. Os resultados apontaram que o risco a ser abordado é a tristeza, enquanto o suicídio foi considerado pelos sujeitos uma conseqüência deste sentimento. “Briga dos pais”, “solidão” e “traição de amigos, namorado(a)” foram apontados como fatores de risco para tristeza entre adolescentes. O fator de proteção apresentado foi “alguém confiável para conversar”. Identificou-se a necessidade de criar espaços de escuta e implantar programas de proteção à saúde e à vida voltados a esta população.

Palavras-chave : Adolescência; Tristeza; Fatores de risco e proteção; Grupo focal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License