SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número124Tristeza e suicídio entre adolescentes: fatores de risco e proteção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

BALLAS, Yael Gotlieb; ALVES, Irai Cristina Boccato  e  DUARTE, Walquiria Fonseca. Ansiedade em adolescentes portadores de Diabetes mellitus. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.124, pp. 111-125. ISSN 0006-5943.

A adolescência é um período de transformações corporais, tanto biológicas quanto subjetivas, geradoras de`conflitos, e pode ficar ainda mais conflituosa se a ela se soma uma doença como o Diabetes Mellitus, que resulta em muitas restrições. Partiu-se da hipótese de que os adolescentes portadores de diabetes apresentariam níveis mais altos de ansiedade, quando comparados aos adolescentes sadios. Para investigar essas diferenças foi aplicado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). A amostra foi composta por 62 adolescentes, metade com diabetes e metades sadios, com idades entre 14 e 20 anos. Concluiu-se que os adolescentes portadores de diabetes não são diferentes dos sadios, no que diz respeito à ansiedade, contradizendo alguns dados da literatura que relatam mais problemas emocionais nos portadores de diabetes.

Palavras-chave : Inventário de Ansiedade Traço-Estado; Adolescência; Diabetes Mellitus Insulino Dependente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License