SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número125Psicodiagnóstico interventivo em pacientes adultos com depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

SANTOS, Andréia dos  e  CARVALHO, Cristina Vilela de. Gravidez na adolescência: um estudo exploratório. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.125, pp. 135-151. ISSN 0006-5943.

O propósito deste trabalho foi levantar motivos psíquicos que levam adolescentes a engravidar em uma etapa precoce da vida, apesar de existirem muitas informações sobre métodos contraceptivos. A partir de entrevistas individuais com três adolescentes grávidas de 13, 15 e 16 anos, usuárias dos Programas de Pré-natal das Unidades Básicas de Saúde de Maringá, PR, realizou-se um estudo exploratório, analisando as entrevistas a partir de um referencial psicanalítico. Concluiu-se que um dos fatores que levam as adolescentes a engravidar é a falta de autocontinência para lidar com suas angústias e impulsos, capacidade que não foi suficientemente favorecida por suas famílias e pelo meio social em que vivem.

Palavras-chave : Adolescência; Gravidez; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License