SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número125Psicodiagnóstico interventivo em pacientes adultos com depressãoA orientação profissional para jovens com déficit cognitivo: um relato de experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

FLORY, Elizabete Villibor  y  RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zélia. A relação figura-fundo e as estruturas infra-lógicas na construção da identidade psicossocial de pessoas com transtorno severos do comportamento. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.125, pp. 171-187. ISSN 0006-5943.

O referencial teórico que embasa este trabalho integra aspectos da Teoria da Gestalt a aspectos da construção do real segundo Piaget. O ponto de partida para tal configuração, aqui desenvolvida, foi o contato com a abordagem gestaltista de Wernet acerca do desenvolvimento do ato de perceber (Affolter, apud Wernet).O método utilizado foi o “de observação de um caso”. Foram analisados comportamentos de cinco sujeitos (entre 22 e 44 anos), com transtornos severos do comportamento e danos no funcionamento cerebral, bem como intervenções psicoterapêuticas. O objetivo foi mostrar o sentido dos atos dos sujeitos, que podem ser compreendidos como expressão da lei da pregnância de Max Wertheimer, e a tentativa de reorganizá-los visando à socialização dos sujeitos. Foi constatada uma diminuição na freqüência de surtos, uma substituição de comportamentos com seqüelas negativas para o sujeito por condutas alternativas sem as seqüelas anteriores, bem como uma melhoria na possibilidade de interação com o outro.

Palabras clave : Gestalt; Estruturas infra-lógicas; Reeducação; Transtornos severos do comportamento; Epistemologia Genética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License