SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número125A relação figura-fundo e as estruturas infra-lógicas na construção da identidade psicossocial de pessoas com transtorno severos do comportamentoO percurso da criatividade figural do ensino médio ao ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

LOPES, Leonardo. A orientação profissional para jovens com déficit cognitivo: um relato de experiência. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.125, pp. 189-203. ISSN 0006-5943.

Esta experiência foi realizada com o objetivo de promover a Orientação Profissional de jovens portadores de déficit cognitivo, adaptando-se modelos de atuação já consolidados. Entre 10 interessados em participar do programa, seis foram selecionados. Foram realizadas 13 sessões, nas quais se trabalhou a inclusão e a busca por uma ocupação que visasse a autonomia dos participantes, através de quatro eixos norteadores: auto-conhecimento, concepções sobre trabalho, conhecimento de habilidades profissionais e elaboração de um plano de ação. Após a participação no Programa, alguns ganhos foram alcançados, tanto de natureza grupal, como enriquecimento de habilidades sociais, quanto individual, com relação à autonomia de escolha. As dificuldades detectadas serviram para reestruturar as sessões e mesmo o andamento do Programa, ainda durante seu curso.

Palabras clave : Orientação Profissional; Déficit cognitivo; Inclusão social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License