SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número125A orientação profissional para jovens com déficit cognitivo: um relato de experiênciaCiclo básico de alfabetização e heterogeneidade: os desafios da prática pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

NAKANO, Tatiana de Cássia  y  WECHSLER, Solange Muglia. O percurso da criatividade figural do ensino médio ao ensino superior. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.125, pp. 205-219. ISSN 0006-5943.

A proposta deste estudo foi avaliar o desenvolvimento da criatividade comparando estudantes do Ensino Médio e Superior. A amostra foi composta por 865 estudantes (475F/390M), 628 do Ensino Médio e 237 do Superior, de instituições públicas e particulares do interior do Estado de São Paulo. O Instrumento utilizado foi o Teste Pensando Criativamente com Figuras de Torrance, que avalia 13 características cognitivas e emocionais da criatividade. Os resultados analisados pela Análise Multivariada da Variância (MANOVA) demonstraram efeitos significativos por nível de ensino (F=3,59, p<0,006), com melhor desempenho do Ensino Superior enquanto que a variável sexo e a interação entre sexo e nível de ensino não se mostrou significativa. Conclui-se sobre a influência educacional sobre as 13 características criativas e a necessidade de normas brasileiras para este teste, de acordo com nível de ensino.

Palabras clave : Teste de Torrance; Estudantes; Criatividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License