SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número125O percurso da criatividade figural do ensino médio ao ensino superiorPercepção de fatores de risco e de proteção para acidentes de trânsito entre adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. Ciclo básico de alfabetização e heterogeneidade: os desafios da prática pedagógica. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.125, pp. 221-240. ISSN 0006-5943.

Utilizando instrumentos da pesquisa do tipo etnográfico, este trabalho tem por objetivo discutir as implicações para a prática pedagógica da implantação do Ciclo Básico de alfabetização em uma escola pública da rede estadual de ensino em Rolim de Moura - RO. Os dados analisados revelam que a suposta continuidade de uma professora com a mesma turma de alunos durante os dois anos iniciais do ensino fundamental prevista pelo Ciclo, não ocorre na realidade pesquisada, uma vez que há uma intensa rotatividade de crianças devido às condições sociais e econômicas das famílias atendidas. A heterogeneidade do grupo, em decorrência do alto índice de transferências recebidas e expedidas, depara as professoras com o desafio de trabalhar com classes heterogêneas. Desafio enfrentado solitariamente pela docente, uma vez que faltam condições materiais e de apoio pedagógico para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais adequada às necessidades daqueles alunos.

Palabras clave : Professor; Aprendizagem; Sistema educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License