SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número125Ciclo básico de alfabetização e heterogeneidade: os desafios da prática pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

BENINCASA, Miria  e  REZENDE, Manuel Morgado. Percepção de fatores de risco e de proteção para acidentes de trânsito entre adolescentes. Bol. psicol [online]. 2006, vol.56, n.125, pp. 241-256. ISSN 0006-5943.

Os acidentes de transporte terrestre representam, em vários locais do mundo, a principal causa de morte não natural entre adolescentes. Neste estudo, buscou-se identificar os fatores de risco e de proteção relacionados a este fenômeno. Para isso, selecionaram-se 32 adolescentes, distribuídos em dois grupos pertencentes à classe A e dois à Classe D, conforme especificações do ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (2002). Utilizou-se o método do Grupo Focal para coleta e análise dos dados. Os resultados apontaram que "ganhos sociais em dirigir sem carteira", "associação de álcool e direção" e "falta de habilidade nesta prática" são fatores de risco para acidentes de trânsito entre adolescentes. As conseqüências da exposição ao risco de acidente de trânsito relatadas foram "morrer" e "se machucar". O fator de proteção apresentado foi reduzir o consumo de álcool ao dirigir. Identificou-se a necessidade de programas de proteção à saúde e à vida voltados para esta população.

Palavras-chave : Adolescência; Acidente de trânsito; Fatores de risco e proteção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License