SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número126Importância das sociedades/associações científicas: desenvolvimento da ciência e formação do profissional - pesquisadorPerda gestacional tardia: aspectos a serem enfrentados por mulheres e conduta profissional frente a essas situações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

MUNDIM, Maria Célia Bruno  y  WECHSLER, Solange Múglia. Estilos de pensar e criar em gerentes organizacionais e subordinados. Bol. psicol [online]. 2007, vol.57, n.126, pp. 15-32. ISSN 0006-5943.

Esta pesquisa objetivou verificar os estilos de pensar e criar em gerentes e subordinados organizacionais. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Estilos de Pensar e Criar (Wechsler, 1999, 2006) e o Inventário de Percepção de Criatividade e Liderança, elaborado para este estudo. Os participantes foram 48 homens e 28 mulheres, sendo 38 gerentes e 38 subordinados. A Análise de Variância Univariada indicou diferenças significativas (p<0,01) entre gerentes e subordinados nos fatores dos estilos: Inconformismo Inovador, Investimento Intuitivo e Ousadia Intuitiva. Também foi obtida diferença significativa (p<0,05) entre os sexos somente no fator Sensibilidade Interna e Externa para os gerentes. Além disso, os adjetivos honesto, compreensivo, objetivo, criativo, flexível e seguro foram os mais apontados como características de um líder. Conclui-se que é possível identificar gerentes e subordinados criativos através do seu estilo de pensar e criar.

Palabras clave : Gerência; Liderança; Criatividade; Estilos; Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License