SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número126Estilos de pensar e criar em gerentes organizacionais e subordinados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

CARVALHO, Fernanda Torres de  y  MEYER, Laura. Perda gestacional tardia: aspectos a serem enfrentados por mulheres e conduta profissional frente a essas situações. Bol. psicol [online]. 2007, vol.57, n.126, pp. 33-48. ISSN 0006-5943.

O presente estudo teve como objetivos identificar os principais aspectos a serem enfrentados por mulheres no momento imediato à perda gestacional, bem como refletir sobre a conduta do profissional da área da Psicologia. Para tanto, participaram do estudo 12 pacientes, entre 20 e 39 anos, que tiveram perda gestacional tardia. Realizaram-se entrevistas semi-dirigidas, com posterior Análise de Conteúdo. Das entrevistas, emergiram algumas categorias: necessidade de lidar com a morte e com o luto, lidar com procedimentos - sepultamento, atestado de óbito etc.-, decisão quanto a ter ou não contato com o bebê morto, conflito sobre tomar decisões quanto a ter ou não mais filhos, ambivalência frente à alta hospitalar e importância da presença de familiares ao longo do processo da perda. Reflete-se sobre cada um destes aspectos, salientando a importância da atuação de uma equipe hospitalar continente nos momentos imediatos a perdas na gestação.

Palabras clave : Perda gestacional; Morte; Enfrentamento; Luto; Psicologia hospitalar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License