SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número126Algumas considerações sobre a psicologia analítica no Instituto de Psicologia da Universidade de São PauloQuando o silêncio aprisiona índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

WAHBA, Liliana Liviano. O ensino da Psicologia analítica e o desenvolvimento do estudante. Bol. psicol [online]. 2007, vol.57, n.126, pp. 71-76. ISSN 0006-5943.

O ensino da Psicologia Analítica na universidade compreende três objetivos que podemos denominar: acadêmico-informativo, indicação de aplicabilidade profissional e educativo-formativo. Na experiência com alunos da PUCSP da graduação e da pós-graduação tais objetivos puderam ser percebidos durante as aulas, delimitando seu alcance e funcionalidade, assim como os papéis exercidos pelo professor de acordo com cada etapa desses objetivos. Percebe-se no decorrer dos respectivos cursos que a reflexão é estimulada de acordo com símbolos emergentes em cada situação que favorecem o desenvolvimento do aluno, inserido na família, na cultura e na faculdade. O alcance do ensino é pedagógico-psicológico de acordo com os pressupostos do processo de individuação proposto por Carl G. Jung.

Palavras-chave : Ensino; Desenvolvimento humano; Processo de individuação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License