SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número126O ensino da Psicologia analítica e o desenvolvimento do estudanteO baú dos sonhos adormecidos: a dimensão simbólica da rinite alérgica em um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

LIMA FILHO, Alberto Pereira. Quando o silêncio aprisiona. Bol. psicol [online]. 2007, vol.57, n.126, pp. 77-87. ISSN 0006-5943.

O artigo descreve o fenômeno que, no plano interpessoal, instala-se quando uma pessoa fica aprisionada ao silêncio de outra e, no plano intrapsíquico, configura uma modalidade particular de sofrimento para o sujeito aprisionado, com os possíveis desdobramentos. O silêncio que causa perturbação é caracterizado como a ausência de feedback em um relacionamento interpessoal com um histórico de normalidade, ou como feedback fornecido em intervalos irregulares. O estudo descreve a seqüência de eventos psíquicos e relacionais que se desenvolve, ocupando-se com a leitura do significado psicológico de cada um. Propõe-se a visão do conflito contido nessa vivência como manifestação da função transcendente e como oportunidade para a ruptura com o dinamismo patriarcal e para o início do processo de individuação propriamente dito. As respostas de defesa que surgem são avaliadas como funções do Self, em contraste com os hábitos do ego e da consciência, que podem ser superados criativamente. Um caso clínico é apresentado como exemplo.

Palavras-chave : Silêncio; Feedback; Defesa; Funções do Self.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License