SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número126Quando o silêncio aprisionaA paternidade de filhos adolescentes: a crise do meio da vida e o processo de individuação masculino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

MACHADO JUNIOR, Pericles Pinheiro. O baú dos sonhos adormecidos: a dimensão simbólica da rinite alérgica em um estudo de caso. Bol. psicol [online]. 2007, vol.57, n.126, pp. 89-106. ISSN 0006-5943.

A respiração é um fenômeno humano rico em imagens arquetípicas, as quais desempenham uma função simbólica no processo de individuação. Estudos psicossomáticos realizados pelo referencial da Psicologia analítica possibilitam compreender as doenças como processos simbólicos ao considerar psique e corpo como uma realidade única e complexa que se manifesta como totalidade arquetípica. No presente estudo a rinite alérgica foi investigada como expressão simbólica no processo de individuação de uma mulher de 47 anos diagnosticada com essa doença. Concluiu-se que a análise da dimensão simbólica da rinite alérgica possibilita refletir sobre sua ocorrência e seu significado ontológico neste caso particular. Esta reflexão aponta aspectos arquetípicos da rinite alérgica e oferece subsídios para sua compreensão no contexto da clínica junguiana e para o aprofundamento de estudos sobre a fenomenologia psique-corpo.

Palavras-chave : Rinite alérgica; Psicossomática; Psicologia analítica; Símbolo; Arquétipo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License