SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número126O baú dos sonhos adormecidos: a dimensão simbólica da rinite alérgica em um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

FARIA, Durval Luiz de. A paternidade de filhos adolescentes: a crise do meio da vida e o processo de individuação masculino. Bol. psicol [online]. 2007, vol.57, n.126, pp. 107-118. ISSN 0006-5943.

Este artigo propõe uma reflexão sobre a paternidade de filhos adolescentes, a crise do meio da vida e a individuação masculina, com base em uma pesquisa de qualitativa, concluída em 2001, que utilizou como procedimento um Grupo de Pais, com cinco homens participantes, que se reuniram, para discutir as dificuldades e conflitos do exercício da paternidade no mundo contemporâneo. Com base no referencial teórico da abordagem junguiana, a literatura aponta para momentos da paternidade, dos quais ressaltamos dois: o primeiro, regido pelos Arquétipos materno e paterno, visa os cuidados primários e as funções, educativa e interditora, respectivamente. O segundo momento ocorre no tempo de duas crises concomitantes e sincrônicas: a entrada do pai na segunda metade da vida e a crise da adolescência do filho. São apontadas as principais dificuldades paternas nesse momento: a de lidar com os limites e a construção da autonomia do jovem e de aproximação afetiva e de lidar com críticas e a agressividade do adolescente. Conclui-se que os conflitos podem oferecer uma oportunidade de crescimento para os pais, desde que estes questionem a persona do pai heróico e possam entrar em contato com a sombra e as feridas do passado, abrindo a possibilidade para a renovação de si mesmos, de seus projetos, caminhando em seu processo de individuação.

Palavras-chave : Paternidade; Adolescência; Individuação; Jung; Arquétipos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License