SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue127Researching into analytical psychology: reflections on the researcher's unconsciousThe use of Sandplay therapy in the treatment of children with obsessive-compulsive disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

OLIVEIRA, Luísa de. A jornada do herói na trajetória de Batman. Bol. psicol [online]. 2007, vol.57, n.127, pp. 139-152. ISSN 0006-5943.

Com base nos conceitos da Psicologia Analítica e de Joseph Campbell, este artigo consiste na análise simbólica da personagem de quadrinhos Batman - uma imagem contemporânea do herói, desde sua criação, por Bob Kane, em 1939, até os dias atuais. Identificaram-se as grandes etapas do ciclo heróico, discriminadas a partir dos diferentes momentos da evolução da personagem, como apresentadas em histórias em quadrinhos, séries e filmes. O foco da análise recaiu sobre as características do herói e tarefas realizadas, ressaltando as transformações ocorridas. A análise dinâmica desse tipo de herói permite uma aproximação dos temas psicológicos correntes na atualidade. A realização do ciclo heróico, tal como formulado por Campbell, evidencia características arquetípicas do personagem Batman.

Keywords : Super-heróis; Arquétipo do herói; Batman; Psicologia Analítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License