SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número127A utilização da terapia do sandplay no tratamento de crianças com transtorno obsessivo-compulsivoLaboratório de estudos da personalidade: é possível um “labor-oratório” numa universidade em pleno século 21? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

HIRATA, Ricardo Alvarenga. O rio da alma: Reflexões da ecologia arquetípica sobre o complexo cultural paulistano. Bol. psicol [online]. 2007, vol.57, n.127, pp. 165-182. ISSN 0006-5943.

O objetivo deste trabalho foi realizar uma leitura da crise ecológica atual sob o prisma da Psicologia Analítica. Acreditamos que, em São Paulo, um dos pilares desta crise reside na relação, psíquica e espiritual, entre seus habitantes e o rio Tietê. Analisando o imaginário ligado ao rio desde o século XVI até os dias atuais, bem como o simbolismo do rio e da água, identificamos um conflito psíquico que deu origem a uma cisão entre natureza e civilização. Por fim, concluímos que a problemática ecológica no rio Tietê é um sintoma de um complexo cultural presente e atuante na psique paulistana.

Palavras-chave : Crise ecológica; Psicologia analítica; Rio Tietê; Simbolismo; Ecologia arquetípica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License