SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número127O rio da alma: Reflexões da ecologia arquetípica sobre o complexo cultural paulistanoRelação entre o consumo de álcool e hábitos paternos de ingestão alcoólica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

LIMA, Tânia Pessoa de  e  FREITAS, Laura Villares de. Laboratório de estudos da personalidade: é possível um “labor-oratório” numa universidade em pleno século 21?. Bol. psicol [online]. 2007, vol.57, n.127, pp. 183-203. ISSN 0006-5943.

O artigo visa a apresentar e discutir, além de procurar ampliar, a concepção de laboratório científico na universidade a partir da Psicologia Analítica de Jung. Para tanto, revela a trajetória das práticas do Laboratório de Estudos da Personalidade, apresenta um trabalho em equipe que partiu da elaboração de um pôster e inicia um estudo ao passar, brevemente, pela história do surgimento desses locais de pesquisa. Faz um paralelo entre o desenvolvimento da consciência individual e o desenvolvimento da concepção de laboratório. Conclui que é possível encontrar semelhanças entre as antigas concepções sobre o trabalho nos laboratórios, incluindo seus princípios norteadores e idéias que poderão vir a ser os futuros parâmetros orientadores da prática e da inserção dos laboratórios no seio da universidade.

Palavras-chave : Psicologia Analítica de Jung; Laboratório; Trabalho grupal; Alquimia; Labor-oratório; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License