SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue128Agressiveness indicators in Draw-A-Person Test taken by male offenders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

ROSA, Helena Rinaldi. Validade do Desenho da FiguraHumana na avaliação de Goodenough-Harris e nosindicadores maturacionais de Koppitz emcrianças da cidade de São Paulo. Bol. psicol [online]. 2008, vol.58, n.128, pp. 1-14. ISSN 0006-5943.

O Desenho da Figura Humana tem sido bastante usado para avaliação cognitiva e de desenvolvimento infantil. Os sistemas de avaliação mais conhecidos e mais empregados internacionalmente são: o apresentado por Goodenough (1926) e revisado por Harris (1963) e o proposto por Koppitz (1973). Este estudo investigou a validade concorrente entre o Teste R-2 e o Desenho da Figura Humana, empregando os dois sistemas. O R-2, Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças, avalia o fator geral da inteligência. A amostra foi composta por 1540 crianças, de 5 a 11,5 anos, de ambos os sexos, escolares da cidade de São Paulo. A aplicação dos dois instrumentos foi individual, tendo sido solicitado o Desenho de um Homem e depois aplicado o R-2. Para a amostra total, a correlação entre o R-2 e o sistema de Koppitz foi 0,575 e com o de Goodenough-Harris foi de 0,606 e, entre as duas avaliações do desenho, foi de 0,899, que é significante e alta. Concluiu-se que os dois sistemas de pontuação do Desenho do Homem são adequados para avaliação cognitiva de crianças.

Keywords : Teste R-2; Teste de Goodenough-Harris; Desenho de figuras humanas; Indicadores maturacionais de Koppitz; Validade de testes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License