SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número128Indicadores de agressividade nosDesenhos da FiguraHumana realizados porhomensque cometeram delitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

ROSA, Helena Rinaldi. Validade do Desenho da FiguraHumana na avaliação de Goodenough-Harris e nosindicadores maturacionais de Koppitz emcrianças da cidade de São Paulo. Bol. psicol [online]. 2008, vol.58, n.128, pp. 1-14. ISSN 0006-5943.

O Desenho da Figura Humana tem sido bastante usado para avaliação cognitiva e de desenvolvimento infantil. Os sistemas de avaliação mais conhecidos e mais empregados internacionalmente são: o apresentado por Goodenough (1926) e revisado por Harris (1963) e o proposto por Koppitz (1973). Este estudo investigou a validade concorrente entre o Teste R-2 e o Desenho da Figura Humana, empregando os dois sistemas. O R-2, Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças, avalia o fator geral da inteligência. A amostra foi composta por 1540 crianças, de 5 a 11,5 anos, de ambos os sexos, escolares da cidade de São Paulo. A aplicação dos dois instrumentos foi individual, tendo sido solicitado o Desenho de um Homem e depois aplicado o R-2. Para a amostra total, a correlação entre o R-2 e o sistema de Koppitz foi 0,575 e com o de Goodenough-Harris foi de 0,606 e, entre as duas avaliações do desenho, foi de 0,899, que é significante e alta. Concluiu-se que os dois sistemas de pontuação do Desenho do Homem são adequados para avaliação cognitiva de crianças.

Palavras-chave : Teste R-2; Teste de Goodenough-Harris; Desenho de figuras humanas; Indicadores maturacionais de Koppitz; Validade de testes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License