SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número128Validade do Desenho da FiguraHumana na avaliação de Goodenough-Harris e nosindicadores maturacionais de Koppitz emcrianças da cidade de São PauloInstrumentos clínicos utilizados no Departamento de Psicologia Clínica da USP: 10 anos depois índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

ESTEVES, Cristiano  e  CASTRO, Paulo Francisco de. Indicadores de agressividade nosDesenhos da FiguraHumana realizados porhomensque cometeram delitos. Bol. psicol [online]. 2008, vol.58, n.128, pp. 15-38. ISSN 0006-5943.

Este artigo possui o objetivo de apresentar uma análise dos aspectos formais e dos indicadores de agressividade observados nos Desenhos da Figura Humana, realizados por indivíduos que cometeram diferentes delitos e fazer uma comparação entre primários e reincidentes. Foram analisados os Desenhos da Figura Humana produzidos por 100 reeducandos do sexo masculino, com idade entre 19 e 63 anos, que estavam detidos em um presídio do Estado de São Paulo por terem cometido diferentes delitos, sendo 66% primários e 34% reincidentes. Verificaram-se diferenças significativas no tamanho, sombreado, perfil; indicando que há maior comprometimento dos reincidentes nesses aspectos. Não foram encontradas diferenças quanto aos indicadores de agressividade. Observou-se que existiam pequenas diferenças de personalidade entre primários e reincidentes, elementos que podem ter influenciado na repetição dos delitos, entretanto a agressividade foi semelhante nos dois grupos.

Palavras-chave : Desenho da Figura Humana; Avaliação psicológica; Personalidade; Agressividade; Reeducandos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License