SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número128Indicadores de agressividade nosDesenhos da FiguraHumana realizados porhomensque cometeram delitosVozes do silêncio: Juízos morais de jovens e adultos surdos sobre situações pessoais de humilhação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

HERZBERG, Eliana  e  MATTAR, Andrezza. Instrumentos clínicos utilizados no Departamento de Psicologia Clínica da USP: 10 anos depois. Bol. psicol [online]. 2008, vol.58, n.128, pp. 39-54. ISSN 0006-5943.

A pesquisa constitui-se de um levantamento dos instrumentos clínicos utilizados pelos integrantes do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo. O objetivo principal foi comparar os resultados com levantamento anterior (1995) e secundariamente, iniciar reflexão sobre os possíveis efeitos do processo de avaliação da qualidade dos testes, em curso pelo CFP, sobre a utilização desses instrumentos. Embora tenha sido observada uma tendência geral à diminuição de uso dos instrumentos, esses continuam sendo utilizados pela maioria (87%)egrantes do Departamento, observando-se ainda o predomínio das técnicas projetivas sobre os demais testes. O TAT continua na liderança, sendo que WISC e o CAT-A tiveram um decréscimo de utilização. Com base em pesquisas nacionais e internacionais, são levantados alguns fatores, dentre outros, a orientação teórica do corpo docente e os resultados da avaliação da qualidade dos testes, que poderiam estar exercendo influência na configuração deste panorama.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Testes psicológicos; Técnicas de exame psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License