SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número128Vozes do silêncio: Juízos morais de jovens e adultos surdos sobre situações pessoais de humilhação“A justiça é demorosa, burra e cega”: percepções de famílias sobre a dimensão jurídica dos crimes de abuso sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

A práxis clínica de um laboratório universitário como aconselhamento psicológico. Bol. psicol [online]. 2008, vol.58, n.128, pp. 73-84. ISSN 0006-5943.

Atenção Psicológica clínica em instituição, no campo do Aconselhamento Psicológico. O laboratório é apresentado a partir de depoimentos e entrevistas com a coordenadora do laboratório e alguns de seus integrantes. Nesse sentido, tal campo, apresentado a partir do laboratório universitário, se aproximou da vertente da Psicologia Social Clínica como possibilidade de escuta do sujeito na instituição, afastando-se de uma perspectiva institucional. Por outro lado, o laboratório também encontrou pertinência para suas reflexões em uma aproximação com o modo fenomenológico existencial, possibilitando a compreensão de um modo de subjetivação intimamente vinculado com os aspectos sociais, culturais e institucionais, além de uma temporalidade como ocorrência. Uma outra consideração possível é a conceitualização de uma atitude cartográfica como via para ações clínicas pertinentemente engendradas no contexto das instituições.

Palavras-chave : Plantão psicológico; Fenomenologia existencial; Psicossociologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License