SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue128“Justice is slow, stupid and blind”: families’ perceptions on the juridical dimension of sexual abuse crimes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

FARAH, Flávia Helena Zanetti  and  AMARAL, Anna Elisa de Villemor. O transtorno do pânico e o Rorschach no sistema compreensivo. Bol. psicol [online]. 2008, vol.58, n.128, pp. 103-119. ISSN 0006-5943.

O Transtorno do Pânico se caracteriza pela ocorrência de crises de ansiedade generalizada e desenvolvimento de vários sintomas físicos e psíquicos. O objetivo deste estudo é verificar se os sinais típicos de ansiedade, conforme o Sistema Compreensivo, contribuem significativamente para identificar pacientes com Pânico. A amostra foi composta por 48 sujeitos, sendo 24 não pacientes e 24 pacientes com Transtorno do Pânico. Os resultados dos testes estatísticos apontaram as variáveis Fd, m, SumC e WSumC como sendo significativas, revelando que os pacientes com Transtorno do Pânico possuem mais condutas de dependência, concebem com certa ingenuidade suas relações interpessoais e apresentam um tipo de atividade cognitiva não deliberada que implica certo sentimento de perda de controle. Paralelamente a esses resultados, uma análise qualitativa das respostas MOR traz dados interessantes que apontam para novos estudos a serem realizados futuramente.

Keywords : Transtorno do pânico; Rorschach; Sistema Compreensivo; Avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License