SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número129A metáfora na teoria lacaniana: o estádio do espelhoMotivação dos pais para a prática da adoção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

BARRETO, Carmem Lúcia Brito Tavares. A dispersão do pensamento psicológico. Bol. psicol [online]. 2008, vol.58, n.129, pp. 147-160. ISSN 0006-5943.

É reconhecida a extensa dispersão sofrida pela Psicologia, decorrente da utilização de perspectivas epistemológicas, metodológicas e conceptuais diversas. Esse processo expressou-se por meio da produção de diferentes teorias e sistemas que marcaram a primeira metade do século XX. Tal situação motivou, segundo Penna (1997), uma intensa crise dissertada por alguns psicólogos, objetivando alcançar a unidade do saber psicológico, principalmente pelos integrantes do movimento behaviorista. No presente texto, centrado na problemática da dispersão, serão focalizados os diversos sistemas e projetos que caracterizam a Psicologia, a emergência da Psicologia como ciência independente, delineando diferentes trajetos para os estudos psicológicos, envolvendo métodos e conceitos que evidenciam a dispersão do campo da Psicologia como irremediável.

Palavras-chave : Dispersão do pensamento psicológico; Teorias e sistemas da Psicologia; História da Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License