SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número129A dispersão do pensamento psicológicoAngústia e demanda de análise: reflexões sobre a psicanálise no hospital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

GONDIM, Ana Karen et al. Motivação dos pais para a prática da adoção. Bol. psicol [online]. 2008, vol.58, n.129, pp. 161-170. ISSN 0006-5943.

A sociedade contemporânea tem ampliado gradativamente o debate a respeito das questões que tratam da adoção. Buscando identificar quais os motivos que levaram e levam pais a decidirem pelo processo de adoção, a presente pesquisa envolveu 10 pais que estavam na fila da adoção ou a realizaram, sendo utilizada uma entrevista estruturada composta por 10 questões abertas que investigaram temas como: motivação para a parentalidade, expectativas em relação ao processo de seleção, identificação no casal de quem teve a idéia da adoção, preferência por algum tipo de criança, receios em relação à adoção, concepções acerca da adoção não legalizada, busca de aconselhamento psicológico durante o processo. Os resultados mostraram que o processo de adoção, embora muito desejado por vários casais, ainda é marcado por dificuldades, preconceitos, falta de acompanhamento psicológico durante o processo e burocracia, o que age, muitas vezes, como empecilho ou fator desmotivante.

Palavras-chave : Adoção; Criança; Motivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License