SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue129Motivation of the parents for the practice of adoptionPsychological emergency attendance: a practice which consolidates itself author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

PISETTA, Maria Angélica Augusto de Mello. Angústia e demanda de análise: reflexões sobre a psicanálise no hospital. Bol. psicol [online]. 2008, vol.58, n.129, pp. 171-183. ISSN 0006-5943.

Refletimos aqui sobre a ocorrência da demanda de tratamento analítico dos pacientes que sofrem internação em hospitais. A partir de experiência hospitalar guiada pela psicanálise lacaniana, discutimos as relações entre os conceitos de demanda e angústia. Inicialmente encontramos um apelo de recuperação do equilíbrio psicológico perdido em virtude de um conflito atual, quando ofertamos um atendimento psicanalítico numa internação hospitalar ou a nível ambulatorial. Num segundo momento, oriundo da atuação do analista, percebemos que pode ocorrer um questionamento a respeito da responsabilidade na causação de seus males, por parte de um sujeito. Salientamos a angústia como mediadora desta mudança. Como ilustração, apresentamos extratos de um caso clínico em que um rapaz transitou das queixas iniciais para uma demanda de análise, demarcando que o hospital não é somente o local do abrandamento dos males físicos, mas também pode comportar um olhar para a subjetividade.

Keywords : Psicologia hospitalar; Psicanálise; Demanda; Angústia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License