SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número129Motivação dos pais para a prática da adoçãoPlantão psicológico: uma prática que se consolida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

PISETTA, Maria Angélica Augusto de Mello. Angústia e demanda de análise: reflexões sobre a psicanálise no hospital. Bol. psicol [online]. 2008, vol.58, n.129, pp. 171-183. ISSN 0006-5943.

Refletimos aqui sobre a ocorrência da demanda de tratamento analítico dos pacientes que sofrem internação em hospitais. A partir de experiência hospitalar guiada pela psicanálise lacaniana, discutimos as relações entre os conceitos de demanda e angústia. Inicialmente encontramos um apelo de recuperação do equilíbrio psicológico perdido em virtude de um conflito atual, quando ofertamos um atendimento psicanalítico numa internação hospitalar ou a nível ambulatorial. Num segundo momento, oriundo da atuação do analista, percebemos que pode ocorrer um questionamento a respeito da responsabilidade na causação de seus males, por parte de um sujeito. Salientamos a angústia como mediadora desta mudança. Como ilustração, apresentamos extratos de um caso clínico em que um rapaz transitou das queixas iniciais para uma demanda de análise, demarcando que o hospital não é somente o local do abrandamento dos males físicos, mas também pode comportar um olhar para a subjetividade.

Palabras clave : Psicologia hospitalar; Psicanálise; Demanda; Angústia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License