SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue129The unconscious dynamics involved in partners’ choice in marriageBrief thoughts on the Setting of the psychoanalytic work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; HATAMOTO, Clarice Tsuguico  and  CARDOSO, Marcelo Moraes. Vulnerabilidade ao estresse e satisfação no trabalho em profissionais do Programa de Saúde da Família. Bol. psicol [online]. 2008, vol.58, n.129, pp. 205-218. ISSN 0006-5943.

O presente estudo buscou evidência de validade convergente-discriminante entre a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho e a Escala de Satisfação no Trabalho, bem como explorou eventuais diferenças entre os participantes considerando-se a idade e a escolaridade. Cinqüenta e cinco profissionais do Programa de Saúde da Família, todos do sexo feminino, com idades entre 18 e 52 anos (M=32,95; DP=8,38) foram submetidos coletivamente à aplicação dos instrumentos. Os resultados evidenciaram, conforme o esperado, correlação negativa e significativa entre as escalas, sendo que os maiores índices foram alcançados nos itens relacionados ao ganho financeiro e à perspectiva de crescimento profissional. Ao lado disso, indicaram uma correlação positiva e significativa entre a escolaridade dos participantes e a dimensão satisfação com a natureza do trabalho.

Keywords : Estresse laboral; Trabalho; Testes psicológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License