SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número130Comparações entre EAP e SDS: Interesses profissionais em alunos do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

TADA, Iracema Neno Cecílio  e  SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Síndrome de Down, sentidos e significados: Contribuições da teoria histórico-cultural. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.130, pp. 1-16. ISSN 0006-5943.

Fundamentado na teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano, o artigo objetiva analisar o sentido pessoal e o significado social da síndrome de Down atribuídos por uma jovem com essa anomalia, bem como as dimensões de escolarização e de socialização constituídas pela deficiência. Trata-se de estudo de caso, em que participam uma jovem com a Síndrome, seus familiares e professores. Os procedimentos de pesquisa centraram-se em entrevistas, bem como na convivência com a jovem durante um ano. Foram registrados e analisados as atividades e os diálogos realizados nos encontros a partir de categorias tais como: a percepção da jovem sobre a sua condição de deficiência, aspectos de socialização e de escolarização. Observou-se que tanto a jovem quanto as pessoas que se relacionam com ela construíram explicações que, embora reflitam preconceitos vigentes na sociedade sobre a síndrome, procuram questionar o lugar da deficiência no processo de socialização e de escolarização.

Palavras-chave : Síndrome de Down; Psicologia histórico-cultural; Educação especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License