SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número130Síndrome de Down, sentidos e significados: Contribuições da teoria histórico-culturalPsicossociologia do esporte: Um jogo paradoxal de forças inconscientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

SARTORI, Fernanda Argentini; NORONHA, Ana Paula Porto  e  NUNES, Maiana Farias Oliveira. Comparações entre EAP e SDS: Interesses profissionais em alunos do ensino médio. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.130, pp. 17-29. ISSN 0006-5943.

Os instrumentos psicológicos utilizados em Orientação Profissional têm como objetivo auxiliar os indivíduos no autoconhecimento e na comparação entre características pessoais e atividades profissionais. Esse estudo objetivou analisar as diferenças de médias entre os instrumentos Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e o Self- Directed Search Career Explorer (SDS), no que se refere ao sexo e série escolar. Participaram da pesquisa 177 estudantes do Ensino Médio de quatro escolas particulares do Estado de São Paulo, sendo 44,6% homens e 55,4% mulheres, com idade variando de 14 a 19 anos. Verificou-se que as médias de interesses não diferiram significativamente em razão das séries escolares, porém o sexo apresentou diferenças significativas para os dois testes. São discutidas as possibilidades de uso dos testes em orientação profissional.

Palavras-chave : Orientação profissional; Avaliação psicológica; Testes de interesses.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License