SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número130Comparações entre EAP e SDS: Interesses profissionais em alunos do ensino médioSaúde mental e trabalho: Um estudo fenomenológico com psicólogos organizacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

SIMOES, Antonio Carlos; CONCEICAO, Paulo Felix Marcelino  e  CORTEZ, José Alberto Aguilar. Psicossociologia do esporte: Um jogo paradoxal de forças inconscientes. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.130, pp. 31-43. ISSN 0006-5943.

Este estudo pretendeu proporcionar uma discussão sobre o esporte e a atuação do psicólogo nesta esfera. No Brasil, existem poucos estudos e pesquisas no campo da Psicologia do esporte. Não obstante, o esporte segue o fluxo de manifestações inconscientes na raiz de um jogo poderoso de forças psicológicas e sociais, cujas resultantes são delimitadores de cenários em que técnicos e atletas, com freqüência, ultrapassam os limites de suas capacidades físicas e mentais, suscitando-se questionamentos a respeito das implicações do esporte sobre a saúde. O atleta vivencia constantes situações de críticas, nas quais mecanismos de defesa, comportamentos anômalos, depressão e somatizações surgem como saídas para fazer frente às pressões e ameaças que gravitam o ambiente de competição. É neste cenário que o atleta vencedor surge como herói, figura dominante no imaginário que constela imagens pregnantes de modelos de realidade e aprendizagem social. Assim, as forças impulsoras e limitantes da modernidade, o levam a tentar cumprir o lema “vencer, a qualquer custo!” Também são examinadas questões sobre ética em reflexões sobre dúvidas, obrigações e comportamento no ambiente institucional.

Palavras-chave : Psicologia do esporte; Mecanismos de defesa; Psicossomática; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License