SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número130Psicossociologia do esporte: Um jogo paradoxal de forças inconscientesEstudos da depressão: Instrumentos de avaliação e gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

PEREZ GIBERT, Maria Agnes  e  CURY, Vera Engler. Saúde mental e trabalho: Um estudo fenomenológico com psicólogos organizacionais. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.130, pp. 45-60. ISSN 0006-5943.

O estudo objetivou compreender a experiência de psicólogos em relação à saúde mental do trabalhador. Constituiu-se como pesquisa qualitativa e exploratória. Realizaram-se entrevistas dialógicas com quatro psicólogos a partir de uma questão que os estimulou a compartilharem suas vivências a respeito do tema. Os depoimentos, gravados e transcritos, foram analisados fenomenologicamente de acordo com os passos propostos por Amedeo Giorgi. Concluiu-se que a questão da saúde mental do trabalhador desafia os psicólogos. Destaca-se o conflito vivenciado pelo psicólogo organizacional entre um fazer psicológico, pautado numa escuta que acolhe e compreende o trabalhador, e uma prática profissional que objetiva aplicar conhecimentos teóricos para ajustar comportamentos, mediante atribuições como recrutar, selecionar e treinar para atingir metas da organização. Há uma dicotomia caracterizada pelas tarefas predeterminadas pela organização em detrimento de uma prática psicológica fundada na atenção psicológica ao trabalhador. Desvelou-se a Psicologia fragmentada nos papéis do psicólogo em diferentes contextos de trabalho.

Palavras-chave : Prática psicológica; Psicologia organizacional; Fenomenologia; Saúde mental e trabalho; Psicologia clínica social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License