SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número130Saúde mental e trabalho: Um estudo fenomenológico com psicólogos organizacionaisAcampamento de férias para jovens com Diabetes Mellitus Tipo I: Achados da abordagem psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

AROS, Marcelo Salomão  e  YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Estudos da depressão: Instrumentos de avaliação e gênero. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.130, pp. 61-76. ISSN 0006-5943.

O presente estudo teve como objetivo o levantamento dos instrumentos que vêm sendo empregados em pesquisas na avaliação da depressão e analisar se as diferenças entre os gêneros estariam sendo contempladas. Especial atenção foi dada à avaliação da depressão masculina. Foram identificados 49 instrumentos na base de dados, sendo os mais freqüentes: Hamilton Depression Rating Scale (HRDS), Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) e Beck Depression Inventory (BDI). Para a avaliação da depressão feminina há a Edinburgh Postnatal Depression Scale (EPDS). Nenhum instrumento foi identificado para avaliar exclusivamente a depressão masculina. Conclui-se que pouca atenção tem sido dada às diferenças sintomatológicas da depressão no gênero masculino. Críticas quanto à representatividade da amostra e a generalização dos resultados foram realizadas.

Palavras-chave : Depressão; Gênero; Transtornos do humor; Testes psicológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License