SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número130Acampamento de férias para jovens com Diabetes Mellitus Tipo I: Achados da abordagem psicológicaPerfil cognitivo de crianças portadoras de cegueira: Um estudo com a escala verbal do WISC-III índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

QUINTANA, Alberto Manuel  e  ARPINI, Dorian Mônica. Doação de órgãos: possíveis elementos de resistência e aceitação. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.130, pp. 91-102. ISSN 0006-5943.

Este trabalho estuda as representações sobre a doação de órgãos. Para isso realizou-se uma aproximação ao significado atribuído à doação de órgãos pela população leiga (identificado como aquele sujeito que não pertence, nem por trabalho, nem por formação, às áreas de saúde). Escolheu-se uma metodologia qualitativa, tendo como instrumentos entrevistas semi-estruturadas e grupos de discussão. No total, foram realizadas 19 entrevistas e cinco grupos de discussão. A partir da análise do material coletado, podem-se identificar fatores de resistência à doação, tais como: dificuldade de aceitação da morte, principalmente quando o possível doador é um filho, identificação da morte com a morte clínica (parada cardio-respiratória) e desejo de manutenção da integralidade do corpo da pessoa falecida. Como fatores de facilitação ao ato de doar podem set destacados a confiança em relação à equipe médica e, principalmente, o falecido ter expressado o seu desejo de ser doador.

Palavras-chave : Doação de órgãos; Morte encefálica; Morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License