SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue130Organ donation: possible elements of resistance and acceptanceCharacterization of the children population in a psychology clinic school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

FLORES-MENDOZA, Carmen; CARVALHO, Tathiana Martins de  and  RODRIGUES, Larissa Assunção. Perfil cognitivo de crianças portadoras de cegueira: Um estudo com a escala verbal do WISC-III. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.130, pp. 103-115. ISSN 0006-5943.

Na literatura especializada, as informações sobre o funcionamento cognitivo de crianças portadoras de cegueira são escassas, razão pela qual se realizou o presente estudo utilizando-se a Escala Verbal do WISCIII. Participaram 120 crianças cegas, com idade entre 6 e 16 anos de idade, de duas instituições especializadas de Belo Horizonte (MG). Desse total, selecionaram-se 56 crianças com QI verbal acima de 85 cujo desempenho foi comparado ao de uma amostra de 56 crianças videntes. Os resultados intragrupo mostraram haver mudanças desenvolvimentais com a idade, inexistência de diferenças cognitivas relacionadas ao gênero e à capacidade visual (cegueira e visão subnormal). Os resultados intergrupos (crianças cegas e videntes) mostraram a existência de diferenças estatisticamente significativas no fator Resistência à Distratibilidade a favor das crianças cegas. Contudo, verificou-se que as diferenças se concentravam especificamente no subteste Dígitos. Mais ainda, as diferenças em Dígitos localizavam-se somente nos grupos de alto QI Verbal, o que reforça a hipótese de diferenciação cognitiva.

Keywords : Crianças cegas; Inteligência; QI Verbal; WISC-III.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License